terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sem comunidade

Olá novamente!

Depois de entendermos como funciona a disciplina, podemos resolver como trabalharemos.
Numa aula nas primeiras semanas do semestre, Hyrla e Maíra, que trabalham no CDT*, apresentaram para a turma diversas comunidades do entorno do DF com as quais poderíamos trabalhar. Muitas delas eram de mulheres bordadeiras, algumas faziam todo tipo de produtos, uma reaproveitava madeira...
Mas apesar de tradicionalmente se trabalhar com uma comunidade em PP3, eu e Fernanda decidimos não fazê-lo. Os motivos maiores: 1) das empresas incubadas, cerca de 98% já haviam sido "adotadas" pelos alunos de PP3 de semestres passados, e 2) não encontramos, a princípio, nenhuma brecha na produção deles na qual pudéssemos atuar, já que todos pareciam já muito organizados; achamos que seria pouco produtivo tentar encontrar oportunidade para um novo produto onde tudo já estava funcionando perfeitamente bem (além disso, grande parte das organizações só precisava de apoio para a (re)estruturação da forma de produção e venda, e não necessariamente dos produtos).
Concluímos então que trabalhar sem ter a pressão de ter que produzir resultados para uma organização, e sem o risco de não conseguir e acabar frustrando uma comunidade carente toda seria benéfico para nós duas, considerando também a quantidade de tempo disponível que teríamos durante o semestre. Portanto, começamos a pensar em produtos que gostaríamos de projetar.

*CDT: Centro de Desenvolvimento Tecnológico, da UnB, que incuba várias microempresas e comunidades produtoras, ajudando-os, principalmente, a se estruturar como organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário