terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Bonecos!

Dentro do teatro de bonecos, podemos apresentar alguns tipos principais de bonecos: há os de sombra, que contam a história através de sua silhueta projetada; os de luva, que são manipulados por uma pessoa, com 3 ou 4 dedos, por cima de sua cabeça; os de manipulação direta, que comumente precisam de duas ou mais pessoas para movimentá-los, geralmente em cima de uma mesa ou balcão; os bonecos de vara, que também aparecem por cima; e as famosas marionetes, manipuladas por fios, à frente das pernas do manipulador. Os manipuladores são chamados “bonequeiros” ou “titeriteiros” (“títere” é sinônimo de “boneco”). 



Boneco de Mamulengo (boneco de luva)

Kasper, personagem típico da Alemanha

Bonecos do Punch&Judy


La loba - boneco de vestir do LATA
Foto de Fernanda Filgueiras - reproduzir somente com autorização

Os bonecos podem ser feitos de madeira, arame, biscuit, espuma, EVA, material reciclável (PET, Tetra Pak, tampinhas...), cabaça, cola quente, tecido, cabelo falso, fios, algodão, papel, contas, bolinha de gude, fibra de vidro, papel machê, tudo junto ao mesmo tempo, e muitos, muitos outros materiais. A lista é imensa! 
Cada boneco tem um jeito particular de se movimentar, dependendo de como é feito: se é mais pesado ou leve, mais rígido ou fluido, e por aí vai. Cada um tem também sua personalidade. É impressionante como os bonecos realmente ganham vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário